Quitosana – Efeitos Colaterais

Veja nesta página os possíveis efeitos colaterais causados pelo uso da Quitosana.Os efeitos benéficos da Quitosana, segundo seus defensores, são o favorecimento de uma redução energética na dieta, com aumento do bolo fecal ou da freqüência de defecação, além da prevenção de doenças que ocorrem no trato digestivo inferior, como por exemplo, diverticulite ou câncer de cólon. E grandes entusiastas da Quitosana exaltam sobretudo seu auxílio na perda de peso e na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Apesar de existir o conceito de que medicina alternativa é segura por ser baseada em produtos naturais, nem todos os produtos naturais são seguros. Muitos deles são desenvolvidos com técnicas não aprovadas por quem aplica a medicina tradicional ou pela Anvisa.

Quais sao os efeitos colaterais mais comuns da Quitosana?

Embora na bula de muitos produtos à base de Quitosana conste que não há efeitos colaterais, você deve estar ciente de que, existe sim algum risco de efeitos colaterais, embora os relatos sejam muito raros. É realmente mínimo o risco de haver efeitos colaterais.

A seguir os possíveis efeitos colaterais:

Reações alérgicas: a Quitosana, por ser derivada da casca de lagosta, camarão e caranguejo, pode causar alergia naquelas pessoas que apresentam alergia a esses crustáceos. As reações alérgicas podem variar de pessoa para pessoa. Manchas na pele, erupções cutâneas ou vermelhidão são as mais comuns. Normalmente os sintomas alérgicos desaparecem assim que se suspende o uso da Quitosana.

Efeitos gastrointestinais: Flatulência e obstipação. Aumento do volume fecal, e sensação de plenitude gastrica (conhecido como „estômago cheio“ ou estômago „estufado“).

Risco de deficiência de ferro, pois a Quitosana pode impedir a absorção de minerais úteis e produtos químicos pelo corpo.

PESSOAS ALÉRGICAS A FRUTOS DO MAR, GESTANTES, LACTANTES OU NUTRIZES (MULHERES QUE ESTÃO AMAMENTANDO) E CRIANÇAS ATÉ 3 ANOS DE IDADE NÃO DEVEM TOMAR A QUITOSANA!

É aconselhável que você consulte um médico ou se informe rigorosamente antes de decidir tomar não só a Quitosana, como qualquer outra pílula de emagrecimento.